domingo, 10 de junho de 2007

Substância do mundo - notas dominicais V

"Para mim, a escrita é um caminho espiritual. As filosofias orientais preconizam uma coisa parecida: a superação dos limites mesquinhos do egocentrismo, a dissolução do eu na torrente comum dos outros. Só transcendendo a cegueira do individual podemos entrever a substância do mundo."

Rosa Montero em A louca da casa

3 comentários:

Anônimo disse...

nem acredito que vc. e de pernambucano. Nao nega a tradicao que temos de ser um estado culturalmente forte. Seu blog e um dos que eu mais gosto. mas em referencia ao post, certissimo. Apenas me assusta a quantidade de ego que encontramos em meio aos escritores.

Anônimo disse...

sanfra, conceitualmente tenho problemas com territorialidades. nada que me impeça de ver a história peculiar (e costumeiramente de resistência) de pernambuco - o estado foi palco do primeiro grande ciclo econômico do país após o assalto ao pau-brasil e acho que isso justifica muita coisa do que aconteceu e acontece com ele. não tenho nenhuma relação ufanista nem muito menos esotérica com o tal do leão do norte (salvo com o sport clube do recife!). sou antes um menino do Hipódromo...
quanto ao ego dos escritores, é incrível, né?! não sei como conseguem andar de tanto peso!
esse livro da Rosa Montero que estou citando tem passagens que trata do assunto, vale um confere. apareça! abs...

Anônimo disse...

E isso, ai, Doutror Estranho!