"Para mim, a escrita é um caminho espiritual. As filosofias orientais preconizam uma coisa parecida: a superação dos limites mesquinhos do egocentrismo, a dissolução do eu na torrente comum dos outros. Só transcendendo a cegueira do individual podemos entrever a substância do mundo."
Rosa Montero em A louca da casa
domingo, 10 de junho de 2007
Substância do mundo - notas dominicais V
Marcadores:
A Louca da Casa,
Literatura,
Rosa Montero
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
nem acredito que vc. e de pernambucano. Nao nega a tradicao que temos de ser um estado culturalmente forte. Seu blog e um dos que eu mais gosto. mas em referencia ao post, certissimo. Apenas me assusta a quantidade de ego que encontramos em meio aos escritores.
sanfra, conceitualmente tenho problemas com territorialidades. nada que me impeça de ver a história peculiar (e costumeiramente de resistência) de pernambuco - o estado foi palco do primeiro grande ciclo econômico do país após o assalto ao pau-brasil e acho que isso justifica muita coisa do que aconteceu e acontece com ele. não tenho nenhuma relação ufanista nem muito menos esotérica com o tal do leão do norte (salvo com o sport clube do recife!). sou antes um menino do Hipódromo...
quanto ao ego dos escritores, é incrível, né?! não sei como conseguem andar de tanto peso!
esse livro da Rosa Montero que estou citando tem passagens que trata do assunto, vale um confere. apareça! abs...
E isso, ai, Doutror Estranho!
Postar um comentário