sexta-feira, 22 de junho de 2007

A música da moda


Pertencia a família nobre do velho Recife, bonita, físico privilegiado, classe média alta e muito interessante. Interessante a ponto de fazer com que todos os seus dotes não aliviassem em nada seus encaracolados e intermináveis conflitos.

Somente nas sextas-feiras, como no caso, seu espírito encontrava amparo. Nos últimos dois anos, era o dia da sua sessão de análise. Já há alguns meses suas consultas giravam quase sempre sobre o mesmo tema: a sua falta de apetite sexual. Certa vez, num de seus relatos, confidenciou ao analista que suas angústias aumentavam compulsivamente em ocasiões de festas onde os dj’s, como se soubessem da sua ferida, disparavam um sample do “Xote das meninas”, hype do momento. Ao som dos primeiros acordes, sentia como se a temperatura do seu corpo fugisse, suava frio, perdia o chão. Como invejava a personagem do Rei do Baião. Achava que para o seu caso sim, não haveria um só remédio em toda medicina...

Chegou na clínica e os ponteiros do relógio de parede batiam 18:00 horas. Ela como sempre britânica. Começou a aguardar sua vez lendo uma das tantas revistas de arte largadas na sala de espera. Os minutos avançavam e nada se alterava naquele ambiente tranquilo e introspectivo. Até que a secretária, bastante educada, surgiu com a triste notícia:
- Senhorita Carmem...
- Pois não?
- O Dr. acabou de ligar pedindo para lhe avisar que não poderá atendê-la porque está de cama com uma gripe muito forte. Ele lhe pede mil desculpas.

Uma face melancólica lhe desenhou o rosto. Sexta-feira sem análise era pior do que chegar na livraria e saber que o único exemplar do livro reservado tinha sido vendido a outro comprador. Ainda mais naquela sexta que, por azar ou sina, era véspera de São João. Ela não teria como escapar: a velha vila maurícia iria ferver em festas que tocariam, repetidas vezes, a música da moda...

2 comentários:

Anônimo disse...

sapato bico fino
paletó de linho,
o grande beile vou dançar
...

Anônimo disse...

Bazo, fiquei tao curiosa que lhe 'googlei'(rsrs). Dei um google em voce e vi seu 'historico' intelectual (digamos assim). O MAIS engracado e que eu AMEI e cheguei a me identificar com o seu texto de hoje. Nao fosse pela 'falta de apetite sexual' diria que vc. conhece BEM a historia dessa moca em Recife (risos). Beijos! Amei!