quinta-feira, 14 de junho de 2007

Oratória da faca*

Já que o mundo acabou lá pelos idos de 1978 (e foi com o lançamento do disco “The great rock’n roll swindle” dos Pistols!), nada mais é motivo de indignação ou entusiasmo. Salvo a hipocrisia, e claro, motivo de indignação. Mas vamos ao caso. Outro dia li uma nota numa coluna social de um respeitado jornal que me deixou meio puto e ao mesmo tempo curioso. A tal nota debochava da palestra intitulada “Como eu consegui” que será proferida pela modelo Ângela Bismarchi – sim! ela mesma, aquela campeã das intervenções plásticas, que foi casada com o cirurgião assassinado Ox Bismarchi e que é destaque habitué nos desfiles de escolas de samba durante o carnaval.
Considerar a beldade com suas 15 cirurgias uma espécie de condensado da loucura social contemporânea em torno da beleza, seria tão lugar comum que não caberia ocupar o leitor com tal obviedade. Mas daí ridicularizar a moça – o titulo da nota era “Ela conseguiu o quê?” - no mesmo espaço em que gasta tinta e papel exaltando feitos banais de celebridades – como botar e tirar uma mesa de almoço -, tenha santa paciência!
Por causa da nota, corri atrás de informações sobre a palestra e terminei conseguindo o telefone da própria Ângela. Aliás, palestra não, “relato-show”, que é como ela define sua incursão no mundo da oratória (depois da prosódia Armorial de Ariano Suassuna com sua “aula-espetáculo”, o que a impede de criar mais um binômio conceitual?!). “Será um trabalho para mostrar que a auto-estima, a beleza e a estética podem levar uma pessoa a mudar o seu estilo de vida”, resume ela ao telefone. E já tem três agendados! Para as cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro (ver box abaixo).
No seu “relato-show”, Bismarchi informa que irá interagir com público – inclusive levando pessoas para o palco - e exibirá num telão “imagens que retratam minha trajetória de sucesso”, avisa. Mostrará “como conseguiu”, como deixou sua vida de menina pobre suburbana - é de Casacadura, zona norte do Rio - para se transformar na “personalidade glamourosa das passarelas e avenidas carnavalescas”, conforme ela se define.
A modelo dará destaque as 15 plásticas pelas quais passou, pelos ajustes estéticos, como a “cirurgia da intimidade” (espécie de retoque nas partes íntimas, segundo ela), enfim, revelará “todo o processo que esculpiu meu corpo monumental e sobre a mudança de meu estilo de vestir e de viver”, sintetiza. Na parte final do evento, a platéia feminina ganhará um brinde especial: “Ângela Bismarchi na Intimidade”, um guia sensual elaborado pela palestrante com segredos “de como se cuidar com carinho para a vida amorosa e para a vida em geral”, informa o folder do “relato-show”.
Com quase 40 anos (tem um filho já com 15 anos), Bismarchi conta que continua trabalhando a todo vapor, seja fazendo foto ou desfilando. Sobre sua forma e a importância da estética para a vida das pessoas, ela diz: “Mesmo agora eu não me troco por nenhuma menina de 18 e 19 anos não. É um conquista! Até hoje eu continuo malhando, ficando bonita, eu quero chegar com uma certa idade com uma cabeça legal, com um corpo saudável... É isso que eu quero passar, porque tem muitas pessoas que vivem muito pra baixo... E hoje em dia até pra conseguir um emprego uma boa aparência tá contando. Eu tava vendo uma reportagem que as pessoas que tem boa aparência ganha melhor do que as que não tem! É engraçado porque num país desse... como é que pode isso?! É o Brasil que é aquela coisa de altos e baixos, né?! É isso que eu vou passar nesse meu relato-show, eu vou fazer!”
Num mundo onde botar a mesa é mostrado como uma conquista, deixemos, por favor, a moça conseguir e se achar...

Onde:
Belo Horizonte - 1 de junho / Hotel San Diego - Av. Álvares Cabral, 1 181 - Lourdes.
São Paulo - 2 de junho / Lorena Hotel Internacional - Av. Rebouças, 955 - Jardins.
Rio de Janeiro - 4 de junho / Hotel Everest - Rua Prudente de Moraes, 1117 - Ipanema.

Preço:
R$ 60,00 por pessoa

*Texto publicado na revista Tpm (óia a ôia!), edição de Junho/07, com o título Extreme Makeover à brasileira. Agora nas bancas!

Um comentário:

Anônimo disse...

mandou ver. A comecar pelo mundo em que a gente vive, mais louco impossivel, cada um que faca o que for necessario para sobreviver. O resto e balela. Adorei o texto dr. strange.(e adoro discordar dos 'respeitados jornais', eles me parecem tao bobos e sem analise as vezes).