sábado, 1 de novembro de 2008

Ainda política

Em algum lugar profundo linka com o link do post anterior:

Ainda sobre ideologia

Reparo que entre os navegantes muitos acreditam no enterro da ideologia. É algo assim como acreditar que o homem deixou de pensar. A simples idéia de que a ideologia veio a falecer trai uma ideologia. Dá-se que inúmeros cidadãos, em boa ou má fé, entendem a palavra como sinônimo de comunismo, socialismo, marxismo, etc. Donde, ao ruir o muro de Berlim, assunto encerrado. De minha parte, sei que em países como o Brasil, ainda atados à Idade Média de vários pontos de vista, ainda a padecerem a falta de uma revolução burguesa, nem se diga popular, é indispensável posição clara e firme a favor dos desvalidos, da maioria abandonada ao seu destino. Ou seja, é necessária uma ideologia para sustentar um projeto de desenvolvimento em todas as direções. Como um País tão dotado como o Brasil merece, e não conseguiu até hoje por obra da mais triste, ignorante, vulgar e arrogante elite do mundo.


Salvo um certo materialismo histórico eurocêntrico ("países como o Brasil, ainda atados à Idade Média de vários pontos de vista, ainda a padecerem a falta de uma revolução burguesa"), tô com o Mino Carta...

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah beto...pelo amor de DEUS!!!! E ele e quê, senão a maior ds elites??? Em quantos números da 'caras' e 'quem' ta por ai o filho e a familia dele estampados em fotografias...? Ah, vem, com outra!!!! Pra cima de mim?

Doutor Estranho disse...

ao anônimo: da mesma forma que ele não pode responder pelos filhos (nem pela família), não posso responder por ele. apenas concordo com o que escreveu. e com a devida ressalva já feita no post...

Vanessa disse...

Concordo com vós mercê.

Mas acredito que hajam idealistas aos montes, só estão um pouco desiludidos ou com um certo trauma setentista...Já àqueles que sofreram a desilusão de forma direta, hoje acreditam em duendes, fadas e coelhos da páscoa; também tomam florais e oram para Krishna.
Pós-modernos, digo.


Até.