quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lançamento oficial do Fórum da Cultura Digital Brasileira

Gentes, será amanhã (31/07) em São Paulo o lançamento oficial do Fórum da Cultura Digital Brasileira e da plataforma www.culturadigital.br (link também na seção Estranhos rizomas, aqui no lado direito da tela). O evento de lançamento ocorrerá durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o FILE. Na ocasião rolará uma roda de conversa do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, com blogueiros e produtores de mídias sociais. A partir das 15 horas, Juca, acompanhado do Secretário Executivo, Alfredo Manevy, do Secretário de Políticas Culturais, José Luis Herencia, e do Gerente de Cultura Digital, José Murilo Jr. debaterá a cultura digital e explicará o que o Ministério da Cultura pretende com a essa história. A conversação será transmitida ao vivo no endereço http://www.culturadigital.br/aovivo.

Ps.: Esse Fórum é um fato importante nesse momento de discussão sobre a I Conferência Nacional de Comunicação prevista pra ser realizada em dezembro deste ano - a Conferência (talvez o acontecimento mais relevante no ambiente da comunicação-cultura que irá ocorrer no país) já foi aqui mencionada no post anterior e dedicarei, quando tiver tempo, alguns comentário sobre ela em breve.

Ps.2: Eita!, e já que o tema é cultura digital, segue um alimento pro isprito:

Declaração da Independência do Ciberespaço
(John Perry Barlow)

Governos do Mundo Industrial, seus gigantes enfadonhos de carne e aço, eu venho do ciberespaço, o novo lar da Mente. Em nome do futuro, peço a vocês do passado para nos deixarem em paz. Vocês não são bem-vindos entre nós. Vocês não têm soberania onde nos juntamos.

Nós não temos governo eleito, nem estamos a fim de ter um, de modo que me dirijo a vocês sem maior autoridade do que aquela com a qual a liberdade ela mesma sempre fala. Eu declaro o espaço social global que estamos criando como sendo naturalmente independente das tiranias que vocês procuram impor a nós. Vocês não têm direito moral de nos dominar nem possuem quaisquer métodos de coação que nós tenhamos motivo verdadeiro para temer.

Governos derivam seus poderes justos do consentimento dos governados. Vocês nem solicitaram nem receberam o nosso. Nós não os convidamos. Vocês não nos conhecem, vocês não conhecem nosso mundo. O ciberespaço não repousa no interior das suas fronteiras. Não pensem que vocês podem construí-lo, como se fosse um projeto de construção pública. Vocês não podem. Ele é um ato da natureza e cresce sozinho com nossas ações coletivas.

Vocês não se comprometeram com nossa grande conversa coletiva, nem criaram a riqueza dos nossos mercados. Vocês não conhecem nossa cultura, nossa ética, ou nossos códigos não-escritos que já dão à nossa sociedade mais ordem do que poderia ser obtida por qualquer uma das suas imposições.

Vocês alegam que há problemas entre nós que vocês precisam resolver. Vocês usam essa alegação como uma desculpa para invadir nossas vizinhanças. Muitos desses problemas não existem. Onde há conflitos reais, onde há erros, nós os identificaremos e lidaremos com eles com nossos meios. Nós estamos formando nosso próprio Contrato Social. Esse governo surgirá de acordo com as condições do nosso mundo, não do seu. Nosso mundo é diferente.

(Leiam essa maravilha na íntegra aqui!)

Nenhum comentário: