quarta-feira, 21 de janeiro de 2009


Preparem-se! Pois “todas as cidades já estão em chamas”, incendiadas pelo Carnaval no inferno. Novo trabalho da Eddie, o disco (CD/SMD) é uma síntese de tudo que a banda olindense viveu nestes quase 20 anos de existência - “Longa vida ao groove!”, o grito do segundo manifesto mangue, publicado no fatídico ano de 1997, continua levado a sério... Após três CDs gravados com praticamente a mesma formação, no Carnaval no inferno a Eddie encaixa de forma ainda mais precisa seu balanço particularíssimo, confirmando sua sonoridade própria e liberdade autoral. O disco é um verdadeiro acerto de marcha da banda, que “requinta” com toda experiência sua musicalidade de acabamento “garageiro”, inspirada pelo entusiasmo das festas populares de rua.

Desta vez, as composições revelam uma vibe menos extrovertida da Eddie, como mostram as faixas “Quase não sobra” (uma parceria de Fábio Trummer com Junio Barreto), “Gafieira no avenida” (música de Jorge du Peixe e Lúcio Maia que integra a trilha sonora do filme Amarelo Manga) e “Nada de novo” (uma homenagem de Fábio Trummer a Rafa, flautista da banda Mombojó, falecido em 2007). No entanto, suas conhecidas levadas festeiras também marcam presença em frevos infernais como “Bairro Novo/Casa Caiada” (Fábio Trummer), por exemplo, na cadência sambista da pérola “Me diga o que não foi legal” (Fábio Trummer) e na gafieira “O baile (Betinha)” (Erasto Vasconcelos), um clássico dos salões das noites pernambucanas.

Carnaval no inferno foi inteiramente gravado com recursos próprios, nas cidades de São Paulo e Recife (nos estúdios Novo Mundo e YB – SP; Muzak e Batuka – PE). É o registro de uma comunhão com parceiros-produtores de toda vida: Buguinha (produtor musical com quem a Eddie gravou algumas demos no inicio da década de 90), Berna Vieira (outro produtor que já tocou bateria na banda) e Karina Buhr (cantora e compositora, também ex-integrante e que faz voz e backing neste trabalho). Contou com a participação dos músicos Curumim (bateria), João do Cello (violoncelo), Nilsinho (trombone/Spok Frevo Orquestra), Mestre Nico (trombone/Junio Barreto), Da Lua (percussão/Nação Zumbi) e do percussionista e compositor Erasto Vasconcelos (voz), velho companheiro de outros carnavais.

Com este novo trabalho, a Eddie segue firme a sua estrada, criando grooves, reinventando ritmos, fundindo universos e entortando as convenções na música urbana brasileira. Como diriam seus conterrâneos, na mais fina expressão roots, Original Olinda Style: totalmente excelente!!!

Dr. E.
(release)

Para baixar:
No 4Shared ou no Torrent, Som Barato.

Agenda da banda em janeiro:
21 jan 2009 12:00 Uk Pub Recife, Pernambuco
24 jan 2009 10:00 Varadouro - Olinda, Pernambuco
28 jan 2009 12:00 Uk Pub Recife, Pernambuco

3 comentários:

Anônimo disse...

se bobear, é o melhor CD da banda.
sem muito frevo como tem o Metropolitano.
é mas parecido com o Original Olinda Style, e talvez ainda melhor.
é um cdzao.
tem musicaas como Bairro Novo, Gafieira no Avenida, desta vez foi demais e me diga o que nao foi legal que sao incriveis.
Pernambuco falando para o Mundo! hahahahaah


pelo Sport tudo!

Doutor Estranho disse...

ôô meu amor, você poraqui... para cada linha de frase, uma de lágrima. meu coração é um oco só de saudade. vem timbora para ver os jogos da libertadores!!! PST!! opai.

Anônimo disse...

Que coisa mais linda vcs dois!