domingo, 27 de junho de 2010

A arte da Caninha 51 - notas domênicas

"Até o final do Modernismo a criação de uma obra de arte implicava uma prática que envolvia técnica, duração, reflexão sobre fundo e forma, diálogo verdadeiro com as referências históricas. A obra acabada era resultado de todos esses elementos. O pós-moderno rejeita essa concepção da arte, deslocando o valor estético para o conceito, no sentido publicitário da palavra: a sacada, a boa idéia. É a arte da Caninha 51 (expressão de Ferreira Gullar)."
(Luciano Trigo no livro A grande feira)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O mapa da comunicação no Brasil



O Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Nele estão detalhadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.
Para conferir clique aqui! vale muito a pena!

Solidariedade com as cidades vítimas das chuvas em PE e AL - utilidade pública

Aas chuvas causaram destruição em várias cidades de Pernambuco e Alagoas, mas principalmente as cidades como Barreiros, Palmares e Cortês onde a destruição foi muito grande e as pessoas dessas cidades estão precisando de nossa solidariedade, pois muitas famílias perderam tudo.

A seguir lista de locais onde poderemos fazer nossas doações.

Alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis.

Locais de doação:

Pátio de São Pedro
Bairro de São José - Centro

Sítio Trindade
Estrada do Arraial

Prefeitura do Recife

Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife

Assembleia Legislativa
Rua da Aurora

Quartel da PM no Recife
Bairro do Derby

Quarteis da PM (interior)

Quartel do Corpo de Bombeiros
Av. João de Barros, 399

Instituto Federal de Pernambuco
Todos os campi do Instituto nas cidades de Recife, Ipojuca, Belo Jardim, Vitória, Pesqueira e Barreiros. Informações: (81) 2125-1639.

IASC
Rua Imperial, 202, Bairro do Recife

BOMPREÇO
Os donativos devem ser entregues nas lojas Hiper Bompreço de Boa Viagem, Av. Recife e Casa Forte.

Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Recife
Portarias do Sistema Jornal do Commercio
Rua Capitão Lima, 250
Santo Amaro e Rua da Fundição, 257 - Santo Amaro
Loja de Serviço do JC - Rua Siqueira Campos 160 / Loja 05 - Santo Antônio

Caruaru
Sistema Jornal do Commercio em Caruaru - Av. José Pinheiro dos Santos, 351 - Caiucá

Pesqueira
Rádio Jornal Pesqueira - Av. F. Pessoa de Queiroz, s/n - Pesqueira

Garanhuns
Rádio Jornal Garanhuns - Av. Rui Barbosa, s/n - Heliópolis

OAB-PE
Rua do Imperador Pedro II, 235, Santo Antônio

Subseccional da OAB de Caruaru
Rua Cônego Júlio Cabral, 267, Bairro Universitário

Faculdade Maurício de Nassau
Rua Guilherme Pinto, 114 - Graças
Rua Fernandes Vieira, 110 - Boa Vista

Faculdade Joaquim Nabuco
Av. Senador Salgado Filho S/N - Centro - Paulista/PE - CEP: 53.401-440 RECIFE: Av. Guararapes, 233 - Centro - Recife/PE

Federação Espírita de Pernambuco
Av. João Barros, 1629 - Recife - PE, 52021-180

Instituto Pró-Cidadania
Rua Castro Alves, 343 - Encruzilhada - Recife/PE

Conselho Regional de Enfermagem
Rua Barão de São Borja, 243 Recife - PE, 50070-310

domingo, 20 de junho de 2010

Puro valor de troca - notas domênicas

"Não se pode mais dizer que está em curso um projeto imperialista americano. O próprio mercado que virou uma entidade autônoma: à hegemonia neoliberal globalizada corresponde uma hegemonia cultural, que pede uma arte neutra, sem fronteiras, transnacional, uma Word Art, um international style. Porque assim fica mais fácil reduzir a arte a puro valor de troca. Se, antes, o elitismo na arte estava ligado ao saber, ao domínio de um código de interpretação, hoje o elitismo é baseado na posição social e na senha da conta bancária. Colecionar arte contemporânea é ser reconhecido como integrante de uma elite, da mesma forma que aparecer numa fotografia na Ilha de Caras."
(Mais um trecho de A grande feira, livro de Luciano Trigo)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Direito Autoral - utilidade pública

MinC coloca em debate Anteprojeto de Modernização da Lei do Direito Autoral

O Ministério da Cultura lançou nesta segunda-feira, 14 de junho, a Consulta Pública para a Modernização da Lei do Direito Autoral, a Lei nº 9.610/98. O objetivo do processo democrático, que vai até 28 de julho, é estimular a participação da sociedade no aperfeiçoamento do texto. O anúncio aconteceu durante coletiva à imprensa realizada na sede do MinC, em Brasília.
“Nossa lei não é capaz de assegurar a plena realização do direito autoral no Brasil. Ela não cria nenhum mecanismo de harmonização entre o direito autoral e o direito de acesso à população. Não dá segurança jurídica aos investidores e falta transparência no sistema de arrecadação”, declarou o ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao reconhecer a precariedade da legislação brasileira.
Para o ministro, é impossível criar uma Economia da Cultura no Brasil sem a modernização da lei. Segundo estudo realizado em 1998, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), os setores impactados direta ou indiretamente pela criação das obras intelectuais representaram 6,7% do PIB do Brasil. Segundo o levantamento, o desenvolvimento dessa economia exige a construção de um sistema equilibrado, que a lei vigente do Direito Autoral brasileira não foi capaz de criar.
A nova lei propõe a harmonia entre os direitos dos criadores, cidadãos, investidores e usuários e incentiva a formação de novos arranjos produtivos. Isso dá maior controle do autor sobre sua criação, amplia o acesso à cultura e ao conhecimento, promove a diversidade da produção cultural e redistribui os ganhos relativos aos direitos autorais. Veja apresentação da nova lei.
Marcos Souza, coordenador da Diretoria de Direitos Intelectuais do MinC, afirmou que a Consulta Pública é uma continuação de debate público que ocorre desde 2007 por meio do Fórum do Direito Autoral. Ele explicou que a modernização garantirá mecanismos de transparência e controle social do sistema de arrecadação e distribuiçaõ do direitos autorais.
O que muda com a nova lei.
Também participaram da coletiva de imprensa o secretário executivo, Alfredo Manevy e o secretário de Políticas Culturais, José Luiz Herencia.
Participe da Consulta Pública e acesse a íntegra do anteprojeto.
(Comunicação Social/MinC)

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Que outro motivo?

Por que uma notícia dessa não é o manchetão das capas dos jornais do país? Existe algo mais importante do que isso?

Brasil deve cortar pobreza à metade até 2014

Mantida a tendência de crescimento médio da economia no governo Lula, o Brasil cortará à metade o número de pessoas pobres até 2014.

O total cairá de 29,9 milhões para cerca de 14,5 milhões, o equivalente a menos de 8% da população, informa reportagem de Fernando Canzian publicada na Folha deste domingo (exclusivo para assinantes do jornal e do UOL).

Nos anos Lula, até a crise de 2009, o número de pobres (pessoas com renda familiar per capita mensal até R$ 137,00) caiu 43%, de 50 milhões para 29,9 milhões.

Hoje, a velocidade da queda do número de pobres é ainda maior, de cerca de 10% ao ano, segundo cálculos do economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Pesquisas Sociais da FGV-Rio.

"Estamos entrando em um processo de redução da desigualdade mais forte do que no período entre 2003 e 2008", afirma Neri.

Outros especialistas ouvidos pela Folha concordam com essas previsões, consideradas realistas ante a tendência dos últimos anos.

Consideram também viável o país manter um ritmo de crescimento até maior do que a média dos últimos anos. A previsão de crescimento para 2010, por exemplo, já varia entre 6,5% e 7,5%.

A diminuição do número de pobres e a ascensão de 32 milhões de brasileiros às classes ABC entre 2003 e 2008 esteve relacionada, principalmente, ao aumento do emprego formal e da renda do trabalho, à política de valorização do salário mínimo e aos programas sociais, como o Bolsa Família.

(fonte aqui)

domingo, 13 de junho de 2010

Revolução conservadora - notas domênicas

"O que vem acontecendo na arte contemporânea é uma revolução conservadora. Não no sentido político estrito, já que diversas manifestações artísticas têm a pretensão de um conteúdo 'de esquerda', mas sim por reverter processos emancipatórios que a arte moderna deflagrou."
(trecho de A grande feira, livro de Luciano Trigo)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

TVPE rules!!!

O Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo do Estado de Pernambuco no final do ano passado para gerir a TVPE expôs ontem a sociedade civil um documento com as propostas para uma gestão democrática da emissora. Agora é esperar pelo veredicto do governador para que o grupo possa continuar a caminhada na formulação de uma televisão pernambucana que seja realmente pública. Para ter acesso ao documento, basta entrar aqui!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Miró amanhã no Laboratório!



A edição de amanhã do projeto Laboratório Literatura & Crítica, programa ao vivo de bate-papo sobre Literatura e Crítica Literária, receberá como convidados Fábio Andrade e Miró que tratarão do tema que mais conhecem: poesia. Será as 19:00hs, no teatro Apolo-Hermínio que fica na Rua do Apolo, 153, Bairro do Recife. Vale a pena um confere!

domingo, 6 de junho de 2010

Artista como valor de troca - notas domênicas

"Os discursos da arte contemporânea se afinam cada vez mais com o discurso das grandes corporações globalizadas, que promovem a mobilidade, a interconectividade, a ausência de fronteiras e a produção imaterial como os valores que definem a noss época. Os artistas reproduzem e reforçam assim o espírito da globalização neoliberal, cujos principais efeitos têm sido a mercantilização das relações humanas, a ausência de alternativas políticas e a desvalorização do trabalho. Conformados com a impossibilidade pós-moderna de qualquer projeto transformador (como foi o Modernismo), os artistas alimentam a alienação do público e se tornam eles próprios sujeitos alienados, incapazes de refletir criticamente sobre o sistema em que estão inseridos. O mercado reduz a obra de arte e o artista a valores de troca."
(trecho de A grande feira, livro de Luciano Trigo)