sexta-feira, 4 de setembro de 2009

E o Mestre deu uma tesoura na vida

Não, não passou batido nesta bodega eletrônica o falecimento do passista Francisco Nascimento Filho, o Nascimento do Passo. Nessa última quarta-feira (02/09/09), partiu dessa pra melhor aos 72 anos de muita ginga. Evoé!!!
Sobre ele:
"Nascido em 28 de dezembro de 1936, Francisco do Nascimento Filho amazonense de Benjamin Constan, chegou ao Recife como clandestino em 1949. Escondido nos porões do Navio Almirante Alexandrino. Nascimento foi engraxate, carregador de frate, durmiu em bancos de praça, até arrumar seu primeiro emprego numa casa, de um casal de Alemães, e alugou um quartinho numa pensão por ironia, atrás do clube vassourinhas do Recife, e daí se apaixonou pela dança. Muita gente, em Pernambuco trabalha em prol do frevo, seja investindo tempo, dinheiro ou energia, profissionalmente ou amadoristicamente. No entanto, ninguém "respira" e "transpira" frevo como o Nascimento do Passo, que durante cinco décadas, tem dedicado os seus 365 dias do ano à uma luta initerrupita e acirrada para remover o frevo dos parâmetros carnavalescos. As realizações de Nascimento para a história do frevo poderiam ser equiparadas ao legado de Martha Graham para a historia da dança Moderna. Visto que ambos são pioneiros que estabeleceram um método especifico de ensinamento de técnicas de danças distintas, mas que originalmente eram caracterizadas e valorizadas, quase que exclusivamente, pelos seus estilos livres e de improvisação.
Nascimento não foi apenas o primeiro passista qualificado brasileiro que mergulhou profissionalmente na arte de dançar e ensinar o passo. Foi ele quem primeiro fundou uma Escola de frevo e um método de ensinamento da arte que é dançar o frevo, pois logo compreendeu que a espontaneidade, versatilidade, e musicalidade do passista qualificado depende da aquisição da técnica corporal específica da dança do frevo. A história demonstra que nascimento sempre esteve vivendo além do seu tempo, e por isso mesmo, têm levado à reboque e com muita garra, todos os que desacreditam nos seus ideais à favor do desenvolvimento e valorização do frevo pernambucano."
(retirado do site do Seminário Internacional de Dança de Brasília)

Matéria sobre o enterro:

Bom final de semana!

Nenhum comentário: