terça-feira, 30 de junho de 2009

Alô, alô, seu governo?!

Pobres trabalham quase duas vezes mais que ricos para pagar tributos

SÃO PAULO - Pesquisa realizada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revelou que a população de menor renda tem de trabalhar quase duas vezes mais do que a de alta renda para arcar com o pagamento de tributos.

Intitulado "Receita Pública: Quem paga e como se gasta no Brasil", o estudo mostrou que, enquanto as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos têm de trabalhar 197 dias para arcar com o pagamento de tributos, aquelas com renda mensal de mais de 30 salários mínimos têm de trabalhar apenas 106 dias.

O estudo argumenta que, no Brasil, "a distribuição do ônus tributário se dá de modo heterogêneo, com alguns setores da população sendo mais afetados do que outros", o que não deveria acontecer tomando como base o princípio da Equidade ou da Capacidade Contributiva, em que exige-se menos esforço de pagamento tributário de quem tem menor capacidade econômica.

Carga tributária

De acordo com os dados, que foram divulgados nesta terça-feira (30), a carga tributária bruta brasileira cresceu de 32,8% em 2004 para 36,2% em 2008, mas de forma diferente para cada parcela da população, de acordo com a tabela abaixo:


Faixa de renda CT 2004 CT 2008
até 2 mínimos 48,8% 53,9%
2 a 3 mínimos 38% 41,9%
3 a 5 mínimos 33,9% 37,4%
5 a 6 mínimos 32% 35,3%
6 a 8 mínimos 31,7% 35%
8 a 10 mínimos 31,7% 35%
10 a 15 mínimos 30,5% 33,7%
15 a 20 mínimos 28,4% 31,3%
20 a 30 mínimos 28,7% 31,7%
mais de 30 mínimos 26,3% 29%
Total 32,8% 36,2%

Fonte: Ipea

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Moonwalk in the sky...

Segue abaixo uma homenagem deste Dr. E. ao Mago do Passo (crônica escrita por Xico Sá publicada no velho site O Carapuceiro e que integrará uma coletânea com os melhores textos deste órgão organizada pelo editor aqui juntamente com a diva Adriana Vaz)

O maior passo da humanidade
Nascimento do Passo, gênio das 70 e tantas mungangas do frevo, que me desculpe; os velhos e bons b-boys, idem ibidem; os mestres dos baques solto e virado que me perdoem; Elvis, pomba-gira da pele branca, negocie; Fred Astaire, nego, não se revire no desenho pontilhado dos seus respeitáveis sete palmos; funkadelics forever, Chicago e Belém com as suas aparelhagens, samba, samba, samba, candomblé, os deuses que dançam, a todos o meu respeito e o sangue sem mertiolate dos meus joelhos…
Mas, na boa, o maior passo da humanidade se deu quando o primeiro negro pisou na lua: salve Michael Jackson, um, dois, espírito a três passos do chão, me encoxe, wanna take you on a moonwalk…
Ele vai pagar a vida inteira por ter sido maior que Armstrong e sua gangue, por ter fincado a bandeira da sua tara acima de todos os musicais de todas as tendências… Wanna take you on a magic carpet ride…
Salve os bois bumbás, os tchans, o samba duro, as lias de itamaracás, a ciência sob o calçamento do Mangue, a fulerage, a macumba da japonega, mas, peraí, ninguém levitou tão bonito quanto esse rapaz!
Forever my love, you’ll be mine. A lua, esse conhaque, o passo da humanidade, comovido com alma perra e carapuça de jabá-pop à vera.
Eu sei, ele perdeu o nariz original como o carinha do barbeiro de Gogol, mas pouco importa, não o diminui como o primeiro negro a pisar a areia movediça da lua.
A América nunca vai perdoar o seu primeiro negro mais leve que as folhas das folhas da relva, coitada d’América…
Ninguém, nem o mais mungangueiro dos artistas populares, nem os comedores de vidros, ninguém sob a lona do nosso Soleil, ninguém no farol, ninguém no sinal…
Nunca houve um passo tão lindo, ajoelhe e reze sr. Balé clássico, bata palmas, morra
de inveja, gaste a arrogância das sapatilhas…
Nunca houve um passo como moonwalk, nunca houve mais linda invasão à lua dos doidos varridos, Michael Jackson nunca caiu nesse agá minúsculo, pra enganar moça, ora direis, de pisar nos astros distraído.
Ele andou palmos acima, seu mar vermelho, tábuas sagradas, Moisés da hora, por entre as nuvens do auto-engano, por entre os dez mandamentos, a terra é azul….
e ele, marcha à ré, se move.
Estátua.
Stop.
Parou ele ou parou o pop?


Michael 1959-2009

E dancem bem muito no final de semana...

Situação das rádios e TVs públicas em Pernambuco (nova reunião)

Repassando o e-mail recebido hoje pela manhã:

Pessoal,

Dando continuidade ao debate público sobre a situação das Rádios e TVs Públicas em Pernambuco, será realizado no próximo dia 02.07.09(quinta-feira), às 19h, na Livraria Cultura, nosso segundo encontro. Vamos aprofundar as discussões e fazer os encaminhamentos necessários.

Durante a reunião o Manisfesto Cultura e Comunicação estará a disposição para assinatura dos presentes.

Na articulação para o encontro da Livraria Cultura temos também a valiosa contribuição do companheiro Carlota, cujo contato pode ser feito pelo tel. 91931002 ou pelo email: carlosproducoes@gmail.com.

Vamos comparecer, vamos participar!!!

Saudações a todas e todos,
Fórum Permanente da Música de Pernambuco
Coordenação: Publius Lentulus, Antônio Barreto Filho e Adriano Araújo

domingo, 21 de junho de 2009

Cabeça de barro - notas domênicas

“Era mais importante que eu aprendesse a usar minhas mãos que a minha cabeça.
Na minha terra as mãos produzem comida e a cabeça só produz confusão…”
Mestre Vitalino

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Movimento pela democratização das mídias locais

Esse post interessa mais aos pernambucanos. Há umas duas semanas venho acompanhando a mobilização de músicos e produtores do estado de Pernambuco em torno da luta por maiores espaços nas mídias locais. Encabeçado pelo produtor Paulo André Pires e pelo comunicador Roger de Renor, a coisa vem tomando ares de movimento. E nesse sentido, inclusive, um quase-manifesto-abaixo-assinado já foi escrito. É ele que repasso abaixo:

Pernambuco é um território que tem uma produção cultural rica e diversa, de excelência reconhecida nacional e internacionalmente na música, no cinema e no áudio-visual em geral, nas artes plásticas, em variadas formas de representação teatral, na dança.

Pernambuco tem o privilégio de dispor de meios de comunicação de massa estatais – dois canais de televisão com alcance potencial para cobrir grande parte do Nordeste; rádios AM e FM em funcionamento e concessão de rádio para se efetivar.

Entretanto, Pernambuco não utiliza esses canais para valorizar e incrementar sua produção cultural, seus artistas e técnicos, todo o universo humano, toda a atividade sócio-econômica que cerca o fazer cultural.

Esta realidade, daninha aos interesses do próprio Estado, tanto do ponto de vista econômico, como político, social e, por certo, cultural, tem motivado as pessoas abaixo relacionadas, algumas delas representantes de associações ou órgãos de classe, mas todas interessadas em colaborar para o desenvolvimento das artes no território pernambucano, a buscar o diálogo com representantes das diversas instâncias públicas responsáveis pelos canais de comunicação citados.

Deve-se anotar que houve o diálogo, no Palácio das Princesas, na Reitoria da UFPE, na sede da Prefeitura do Recife. Mas se deve ressaltar que nenhuma das providências aludidas nesses encontros resultou em fatos concretos. As razões nos são desconhecidas mas, aparentemente, o motivo principal é que uma política de comunicação aberta e praticada em conjunto com a sociedade não é efetiva prioridade das políticas e programas daquelas instâncias de governo e poder.

É, portanto, esta sensação que nos leva a tornar públicas nossa demanda e nossas propostas. A saber:

1. Criação de instâncias de discussão e elaboração de modelos de funcionamento da TV Pernambuco, rádios e TV Universitária, rádio Frei Caneca;
2. Que o modelo de gestão a ser adotado nesses canais de comunicação se espelhe no da Empresa Brasil de Comunicação, aperfeiçoando-o pela introdução de mecanismos mais democráticos de governança;
3. Que seja dado um prazo para que se efetivem as decisões, de forma inclusive a contemplar o calendário legislativo e orçamentário do Estado.

Repetimos que aos abaixo-assinados move apenas o interesse de contribuir para a dinamização da produção cultural de Pernambuco e para a democratização dos seus meios de comunicação públicos.

Recife, 25 de maio de 2009


nota: tô dentraço. e ajudem a divulgar!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Recife botando pra moer

1 - Começa hoje o Porto Musical, evento com palestras e shows interessantíssimos sobre o mundo da música. As inscrições ainda podem ser feitas lá na Torre Malakoff. Mais infos aqui.

2 - Reis, ritmo e imagem – uma viagem pela discografia de Jackson e Gonzagão é o nome da exposição que será inaugurada hoje, às 19h, na Galeria do Centro de Design do Recife (Pátio de São Pedro, casa 10). Às 17h, haverá um debate no local com o tema Indústria fonográfica x produção gráfica. A entrada para os dois eventos é gratuita.
A mostra tem curadoria da designer, pesquisadora e professora do Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paula Valadares, e do designer, produtor cultural e professor do Curso de Produção Fonográfica da Aeso/Barros Melo, Leo Antunes. Os curadores participam do debate de hoje, que conta com a participação do pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, Felipe Trotta, do designer e coordenador do curso de design da Aeso/Barros Melo, Leonardo Buggy, e do responsável pela compra de discos da Livraria Cultura de Recife, Carlos Dantas. A exposição fica em cartaz até o dia 17 de julho. Durante o ciclo junino, o horário de funcionamento será das 17h às 21h. Após o dia 25 de junho, a galeria fica aberta das 9h às 17h. Fone: 3232-2431.

3 - O Sertão de pai para filho outra exposição que será inaugurada hoje, às 19h, no Blues Bar (Rua do Bonfim, 66, Varadouro). Filho de um sertanejo (o produtor e documentarista Anselmo Alves), mas nascido no Recife, Lucas Mendes de Oliveira ainda não conhecia a terra onde nasceu seu pai. Neste ano, os dois viajaram até a cidade de Triunfo – e Lucas registrou em fotografias as cenas que encontrou. Vinte e cinco destas imagens formam a exposição A entrada é gratuita e haverá apresentação de Truvinca e a projeção do documentário Luiz Gonzaga 95 anos (realizado pela TV Globo, com produção de Anselmo Alves). Fone: 3429-8272.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Trabalho, blogosfera e patativa

1) Aos amigos informo que não estou mais na gerência do Memorial Chico Science. É que hoje comecei um novo trabalho na Representação Regional do Ministério da Cultura que fica no Bairro do Recife (rua do Bom Jesus). Política cultural... Institucionalmente assim é uma porteira nova na vida. Sei que é um jogo perdido, pois não há essa que agrade gregos e troianos. Mas alguém tem que fazer, né?!...

2) O Blog do Sérgio Amadeu encerrou suas atualizações. Mas quem quiser saber do cara, ele continuará publicando no Software Livre Brasil e no recém criado Trezentos, blog coletivo recheado de feras como Giuseppe Cocco, Henrique Antoun, Ivana Bentes, Idelber Avelar, além do querido amigo Felipe Machado. Vai pra seção Estranhos rizomas aí ao lado.

3) E por falar em Idelber Avelar, hoje li no seu blog um emocionante post sobre a amiga Katarina Peixoto. O texto tá datado do dia 06 de junho 2009, exatamente o dia em que ela casou com Marco Aurélio Weissheimer, o grande Falcão - o detalhe é que o autor nem sabia da cerimônia. Salve Sista! E que Deus nos dê fígado, pois temos o mundo inteiro pela frente...

4) Pra finalizar, hoje é aniversário do Central Sport Club, a patativa do agreste! O Dr. E. rende esta singela homenagem:

domingo, 14 de junho de 2009

Dado domênico

um pensou assim: vou escrever
outro disse: - para quê?

um achou que valia a pena
outro falou que a pena era a vida

um citou Bandeira:
poesia, minha vida verdadeira

outro lembrou Rimbaud:
por delicadeza perdi minha vida

e nessa luta assaz vã
nesse delicado embate
derrota não há
o poema é o empate


(poema retirado do livro Olho nu de Dado Amaral)

domingo, 7 de junho de 2009

quarta-feira, 3 de junho de 2009

I Festival do Filme Etnográfico do Recife

Antes tarde do que... mais tarde!
Pros que tão no Recife, confiram aqui o que resta da programação.